domingo, 26 de julho de 2015

Xale Simples


Esta peça retangular pode ser usada como xale, cachecol e até como pelerine com um broche ou prendedor. É uma peça muito simples indicada para quem está começando a tricotar e quer fazer um trabalho maior. A mistura do fio de algodão com o frio de acrílico faz com que a peça fique leve e de toque macio. A peça da foto acima foi tricotada com um novelo de Anne e um cone de Brisa, e ainda sobrou bastante fio de ambos. Creio que um novelo de Brisa será suficiente, mas é bom ter mais um na reserva. O importante nessa receita é o equilíbrio da numeração da agulha com o fio duplo. 

Fio: 01 novelo de linha Anne da Círculo (500 m ) e 01 cone de Brisa da Pingouim.
Agulhas: 6,5 mm 
Comprimento do xale: 140 cm 
Largura: 40 a 42 cm

Instruções: 
Coloque 70 pontos na agulha e trabalhe em cordões de tricô, fazendo o ponto meia no avesso e no direito. 
1.Carr: em meia 
2.Carr. Tire o primeiro ponto sem fazer (em tricô) e faça o restante em meia.
Repita a carreira 2 até atingir o tamanho desejado.

Arremate:
 Faça dois meias, passe o primeiro ponto da agulha direita sobre o segundo, 1 meia, passe o primeiro ponto da agulha direita sobre o segundo, até o final. 
Corte o fio deixando um pedaço que deve ser mantido na franja ou alinhavado e preso ao longo da peça para evitar que se solte com o tempo. 

Atenção! Tirar o primeiro ponto sem fazer em tricô quando se trabalha em ponto meia no avesso e no direito evita os pontos largos que as vezes se formam no início das carreiras e cria um efeito de acabamento na lateral da peça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário