segunda-feira, 5 de março de 2018

[Técnicas de Tricô] Viés no tricô? Sim, existe: I-cord e variações do I-cord aplicado

O I-cord, ou corda idiota, usado por Elizabeth Zimmermann no acabamento de seus projetos como o Tomten Jacket, Baby Surprise Jacket, na manta em cordões de tricô é uma técnica muito versátil.
Zimmerman chamou-o assim porque achava que era tão simples que qualquer um poderia fazê-lo.. Katheleen Cubley, de Knitting Daily, sugere Ingênuo para o I, pois essas designações são dos anos sessenta e já amadurecemos muito quanto ao respeito as diferenças cognitivas..embora, outras diferenças ainda não sejam toleradas nem respeitadas.
Apesar da popularidade que essa técnica ganhou com as peças da EZ, trata-se uma técnica encontrada em antigos manuais ingleses de tricô, e era chamado de Stay Lace ou Knitted Cord.  No livro A Complete Course of Needlework – Knitting and Cutting Out de T. M. James publicado pela primeira vez em 1901, há uma receita do Knitted Cord (cordão tricotado) ou Lace, feito com agulhas retas, na página 330-331.

Enfim, o que é o I-cord? trata-se de um tubo tricotado com três pontos ( ja tentei fazer com quatro...) que pode ser feito em agulhas retas ou agulhas de pontas duplas. Tem muitos usos,  como um cordão (para amarrar gorro infantil, alça de bolsa etc) ou no acabamento de trabalhos, nesse caso chama-se Applied ou Attached I-cord, que pode ser tricotado na horizontal, no final da peça tricotada em top-down para formar uma barra; vertical, tecido ao longo do trabalho,  ou aplicado num trabalho já arrematado.

Como fazer o I-cord nas agulhas retas? Coloque três ou quatro pontos na agulha, passe para outra agulha de modo que o fio fique no último ponto da agulha da esquerda. Aí estendemos o fio e tricotamos os pontos. Devolvemos o pontos na agulha e assim sucessivamente; o fio esticado da esquerda para a direta vai transformar o tricô num tubo (farei outra postagem sobre isso) O efeito é o mesmo do tricô de dedo (finger knitting) mas pode ser feito com fios mais finos, mas dessa forma terá uma trama mais fechada.

Na agulha de ponta dupla, simplesmente colocamos os pontos e empurramos a agulha para inverter o lado do fio.

Na verdade, o interessante é descobrir usos para o I-cord que pode dar um efeito de cor e textura nas barras, golas e acabamentos do nosso tricô de cada dia.

Sugestão é desativar o som, e apenas observar fazendo junto com o vídeo.


Como fazer o I-cord

I-cord aplicado



I-cord no acabamento horizontal, na barra.


I_cord no acabamento vertical, built-in I-cord