segunda-feira, 5 de março de 2018

[Técnicas de tricô] Montagem circular em agulhas de pontas duplas: tricotando quadradinhos






Quadrado com técnica de montagem circular a partir do centro de Emily Ocker
Muitas sobras de linha de algodão, fios sem uso e sem destino…
Então resolvi fazer uma almofada com quadradinhos e aproveitar para treinar a técnica de montagem circular de Emily Ocker. Encontrei a referência à esse método de montagem circular no livro First Book of Modern Lace Knitting de Marianne Kinzel . Usando uma agulha de crochê iniciamos o trabalho com pouquíssimos pontos, o que seria impossível numa circular ou exigiria mil peripécias com a técnica do laço mágico. Simples, direto e prático.
Para tricotar esse quadrado montamos, com as agulhas 2.75 mm e fio Anne, dois pontos em cada agulha, conforme video abaixo(08). Tricotamos uma carreira aumentando um ponto  entre cada dupla de pontos (12 pontos). A terceira carreira toda em ponto meia, e, como de regra no tricô circular, quando colocamos aumento numa carreira, tricotamos a outra toda meia (não se faz aumento sobre aumento, o equivalente à uma carreira de avesso). E na carreira seguinte fazemos uma laçada de cada lado dos dois pontos que formarão o desenho, tricotando, a partir daí, uma carreira com aumento, outra apenas de ponto meia, até atingir a altura desejada (18 carreiras) Podemos também, continuar até atingir o tamanho desejado, fazendo uma almofada inteira ao invés de vários quadradinhos, como um patchwork de tricô.
Receita básica, simples com efeito lindo. Agora, vamos tricotando, na medida do tempo disponível.
É bem legal tricotar os quadradinhos, rapidinho! Bom exercício para quem quer se aventurar nas agulhas de pontas duplas….e treinar tanto a montagem quanto habituar-se a tricotar com  as cinco agulhas.